Perguntas Frequentes

Início de Carreira Treino Preparação Selection Process Inscrição Educação e Preparação Física Financiamento Informação Adicional

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Qual será o meu salário enquanto piloto profissional?

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Depende do trabalho que fizer enquanto piloto. Diferentes companhias aéreas têm diferentes níveis salariais, dependendo da posição dentro da companhia, assim como o estatuto. No entanto, de modo geral, pode-se dizer que o ordenado de piloto é muito bom, e seguro, comparativamente à grande maioria dos empregos com qualificações académicas semelhantes.

Os cursos de ATPL estão associados a um custo elevado. A GFS oferece opções de financiamento?

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O financiamento dos cursos é um assunto muito importante. Existem várias opções, sendo que cada solução deverá ser adaptada a cada situação pessoal e às suas necessidades. Entre em contacto connosco de forma a podermos encontrar a melhor solução para si.

A GFS é responsável pela alimentação durante o curso?

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Nós não somos responsáveis pela alimentação. Bebidas e lanches podem ser comprados através das máquinas de venda automática no local.
Existem bons restaurantes muito próximos das nossas instalação de Algés, onde a parte teórica é realizada. No aeródromo de Ponte de Sor, há menos opções de escolha, mas boas.

Posso ter um emprego como piloto em todo o mundo com a licença que obtenho com o curso?

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Em modo geral, o mundo da aviação está dividido em várias áreas regulatórias, reconhecendo-se mutuamente as licenças de piloto. Através dos nossos cursos obterá uma licença de acordo com os padrões da EASA.

O alto nível das regras da EASA são reconhecidas mundialmente, mas ainda assim, a licença EASA necessita de ser validada em outras regiões do mundo. Por exemplo, nos EUA, irá precisar de validação por parte das autoridades norte americanas, a FAA. O reconhecimento mútuo de licenças entre todas as áreas é bem regulamentado e a validação é simples de se obter.

Como é que é o dia-a-dia típico de um piloto?

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Isso depende do tipo de emprego. Se trabalham no transporte de passageiros ou de carga. Se voam para destinos de curta, média ou longa distância.

O tempo típico de serviço envolve blocos de cerca de dez dias seguidos de trabalho, seguido de um número legal de dias de folga. Além disso, existem horas máximas de trabalho por dia, mês e ano, reguladas por lei.

E quanto à acomodação durante o curso? A GFS fornece o alojamento?

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Nós não fornecemos o alojamento. Durante o curso teórico na área de Lisboa, não será difícil encontrar alojamento devido à grande oferta que existe. No entanto teremos todo o gosto em ajudar, pois temos contactos no setor. Para a formação prática em Ponte de Sor e arredores, podemos oferecer-lhe quartos em um hotel em condições mais favoráveis.

Quais são despesas adicionais para além do custo do curso?

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O nosso curso cobre todos os custos do treino, incluindo treino de voo e materiais de treino de todos os tipos.

Claro, se for necessário exames adicionais, ou apoio adicional, tal irá aumentar os custos extras.

Para além do custo do curso, o custo de vida, como acomodação, refeições e transporte, não está incluido no curso.

Eu tenho uma licença de piloto privado e gostaria de me tornar num piloto profissional. Eu recebo créditos adicionais no curso?

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Sim, o que pode ser creditado é determinado pela EASA. Após um voo com um dos nossos instrutores de voo, decidimos sobre qualquer caso individual.

Voar em pequenos aviões dá-me náuseas. Posso ser piloto à mesma?

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Sim, claro que sim. Não é o primeiro a sofrer de um problema que desaparecerá com o treino apropriado. A causa é, na maioria dos casos, um sistema de equilíbrio fisiológico excepcionalmente delicado, situado em seu ouvido interno, o que, na verdade, é benéfico se quiser tornar num bom piloto, pois estimula o seu sentido de orientação. Um dos melhores pilotos de teste e combate do mundo, Bob Hover, sofria de náusea extrema no início de sua carreira - vale a pena ler a sua biografia.

Posso treinar enquanto não cidadão da UE? A GFS pode-me ajudar com os processos administrativos necessários?

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Sim, a formação na nossa escola também está disponível para cidadãos não comunitários. Fale connosco, de forma a o podermos ajudar. Tudo se resume a cada caso individual, por isso precisamos de detalhes.

Qual é a idade máxima dos pilotos profissionais?

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Assim como as carreiras em qualquer outra profissão, o melhor é começar o mais cedo possível com o treino. Hoje em dia a falta de pilotos é tão grande que até os pilotos de 40 anos são empregados pelas companhias aéreas. Atualmente, pilotos profissionais podem voar comercialmente até os 65 anos de idade, desde que estejam clinicamente aptos.

Para além dessa idade, os pilotos podem ainda trabalhar como instrutores e examinadores.

Quais são os requisitos necessários para ser piloto?

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De modo global, um piloto precisa de uma excelente saude saúde, no entanto não é necessário ser um atleta de alta competição. Para se tornar num pilotos profissional, é necessário um exame médico aeronáutico de classe 1, que deve ser realizado numa instituição medica com credenciais da EASA.

Aquando da inscrição iremos ajudar em todos os passos na realização do exame.

O exame médico é extremamente abrangente, inclui parâmetros cardiovascular e pulmonares, outros parâmetros médicos, e um exame de sangue. Algo muito importante de saber: ter óculos pode não ser um obstáculo para ser piloto.

O treino de pilotos utiliza como base os conhecimentos obtidos no ensino secundário. Um teste da habilidade mental, um teste psicológico, assim como uma entrevista, fazem parte do processo de entrada do curso. Além disso, o conhecimento de matemática, física e inglês serão testados, mas nada que não tenha experienciado no ensino ensino secundário. O conhecimento e compreensão de matemática e física são essenciais para realizar o curso com sucesso.

O inglês é a língua da aviação no mundo ocidental. Devido a isto, é necessário ter ser fluente a ingles. O inglês específico para a aviação pode ser aprendido nos nossos cursos.

A idade mínima para obter a licença de piloto é de 18 anos, por razões legais.

Como posso aumentar as minhas hipóteses de ser contratado por uma companhia aérea após o curso?

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O primeiro e provavelmente mais importante passo para uma carreira de sucesso é escolher a escola de voo certa. As aulas, provavelmente, são bem dadas na maioria das escolas de voo. É necessário mais para ser um bom piloto do que apenas passar nos exames. Isso é como a maioria das companhias aéreas vê as coisas. E é por isso que eles só contratam pilotos que treinaram com esforço extraordinário e mostram isso aos controlos das aeronaves.

Provas de entrada nas companhias aéreas incluem verificações de conhecimento, mas também testes de personalidade, comportamento e habilidades. A GFS prepara todos os seus alunos para isso, fornecendo uma atitude 100% virada para a aviação.

Nós não apenas ensinamos aviação, como também a vivemos de forma a dar aos nossos alunos a mais alta cultura sobre aviação. Isto é mais facilmente alcançado em tenra idade. Os nossos alunos passam por um treino rigoroso para os levar a uma maturidade profissional que é exigida pelos mais altos padrões do mercado de trabalho da aviação.

Como posso efectuar preparação para os testes de seleção de pilotos?

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Oferecemos aos candidatos cursos específicos antes dos exames de admissão. Claro, todos podem preparar-se individualmente como desejarem.

Posso marcar uma reunião individual com a escola em vez de participar nos Open Days?

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Sim, claro, é sempre bem-vindo em qualquer momento durante o nosso horário de funcionamento do escritório, mas é melhor pedir uma marcação antes, para que tenhamos tempo suficiente para conversa em que possamos esclarecer todas as dúvidas. No entanto, seria uma vantagem para qualquer futuro candidato participar nossos Open Days, onde oferecemos um extenso programa, incluindo uma apresentação empolgante e informativa, e onde pode entrar em contato com pessoas de todos os departamentos, todas disponíveis para responder às suas perguntas.

O que é que acontece se eu falhar em um exame na autoridade de aviação?

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Os exames podem ser repetidos, mas não com a frequência que o aluno necessitar. Para evitar a desagradável, e também custosa, experiência de repetição de exames, não só realizamos exames internos, como também monitorizamos todo progresso dos nossos alunos de forma contínua. Caso identifiquemos a necessidade de apoio, oferecemos isso aos alunos, e também podemos entrar em contato com os pais ou outras partes envolvidas no treino de modo a informá-las e, em conjunto, encontrar uma solução.

Quanto tempo demora o curso?

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O treino integrado de pilotos profissionais demora, normalmente, entre 18 a 20 meses. Em circunstâncias especiais, este tempo pode ser estendido. O tempo de treino não pode superar os 36 meses, por questões legais. Durante este período, todos os cursos e exames devem ser aprovados com sucesso na autoridade de aviação. O tempo mínimo do curso é definido por lei é de 12 meses.

Como posso obter informações adicionais?

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Se não encontrou as respostas para as perguntas que estava à procura, entre em contacto connosco usando:

info@gfs.pt or +351 934 791 234 

Quantos alunos terá cada curso?

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Cada curso não terá mais do 20 alunos. A nossa intenção é disponibilizar cerca de 4 cursos anualmente. O nosso lema enquanto escola, de formar os melhores pilotos do mundo, implica dar atenção redobrada a cada um dos nossos alunos, sendo que tal só é possível com uma instrução mais próxima e pessoal. Achamos que somente com uma dimensão média é que tal é possível; se fossemos muito grandes não podíamos dar uma instrução personalizada, mas se fossemos pequenos não teríamos as infra-estruturas necessárias para uma instrução de excelência.

Posso trabalhar numa companhia aérea imediatamente após receber a licença?

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Sim! Com o nosso curso, no final, terá uma licença ATPL com Monomotor, Bimotor, Qualificação de Instrumentos, e MCC.

Por que nos dedicamos tanto no desenvolvimento da personalidade?

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Para se ter sucesso no trabalho de piloto é necessário mais do que apenas habilidades técnicas para operar uma aeronave e os seus procedimentos associados. As chamadas soft skills têm, pelo menos, a mesma importância para a carreira e, basicamente, até mesmo para operação de uma aeronave. Entre essas soft skills estão a capacidade de comunicação e análise, gestão da carga de trabalho e autoconsciência, responsabilidade e tomada de decisão, trabalha em equipa, bem como de forma independente e, claro, um alto nível de multitasking.

Essas capacidades podem ser desenvolvidas - especialmente numa idade jovem. Estamos orgulhosos de oferecer um ambiente profissional adequado que proporcionará efeitos positivos no desenvolvimento da personalidade. Além disso, temos um aconselhamento continuo durante todo o treino. Por último, mas não menos importante, oferecemos cursos preparatórios especiais para pedidos de emprego de companhias aéreas mediante solicitação após o recebimento da licença que também podem ser acompanhados individualmente, mas a base para o sucesso é construída à frente.

Posso repetir o teste de admissão?

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Sim, e se necessário, também ajudamos na preparação do teste de admissão. Claro, isso inclui uma análise às causas da falha anterior. Se tivermos alguma preocupação com a sua adequação geral ao treno, poderá contar connosco para discutir isso honestamente. Não seria bom se alguém seguisse pelo caminho errado, dados os altos custos envolvidos.

A GFS tem alguma parceria com companhias aéreas, para que a entrada no mercado de trabalho seja mais fácil após o curso?

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Sim, isso é padrão nas escolas de voo. Fazemos recomendações dos nossos alunos às companhias aéreas e estamos constantemente a fortificar os nossos relacionamentos com parceiros existentes, assim como novos.

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